Feriado prolongado

Corpus Christi: saiba cidades que terão ponto facultativo na sexta

As repartições públicas estaduais também não funcionarão

Feriado será prolongado nas prefeituras do Rio, Niterói e Maricá
Feriado será prolongado nas prefeituras do Rio, Niterói e Maricá |  Foto: Arquivo/Enfoco
 

Se você pensou em reservar o último dia útil desta semana para resolver alguma questão em repartições públicas municipais ou estaduais, fique atento porque você terá que adiantar para esta quarta-feira (7) ou estender para a próxima segunda-feira (12). É que as prefeituras da Região Metropolitana e o Governo do Estado decretaram ponto facultativo na sexta (9) por conta do feriado de Corpus Christi na quinta (8). 

Apesar do ponto facultativo, os serviços essenciais à população vão funcionar normalmente tanto na quinta como na sexta, como é o caso das unidades de emergência de saúde. No caso do Rio, vão funcionar  normalmente os Centros Municipais de Saúde, Clínicas da Família, Centros de Atenção Psicossocial, Policlínicas e Centros Municipais de Reabilitação, das 8h às 12h.

O Super Centro Carioca de Saúde e o Super Centro Carioca de Vacinação também funcionarão normalmente durante o ponto facultativo. As Unidades de Urgência, Emergência e de Internação, como UPA, CER, hospitais e outras unidades que não admitem paralisação deverão funcionar normalmente.

De acordo com o governo municipal, em Maricá, vão funcionar também as emergências que atendem por demanda espontânea (portas abertas), como o Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Centro), a Unidade de Pronto Atendimento 24h de Inoã e o Posto de Saúde Santa Rita 24h de Itaipuaçu, além dos plantões da Defesa Civil e da Guarda Municipal e os serviços de coleta de lixo.

A Prefeitura de São Gonçalo informou que o ponto facultativo não se aplicará aos servidores que lotados nas Secretarias de Conservação e Desenvolvimento Urbano e também profissionais das áreas de Saúde e de Apoio Administrativo, escalados pelas gerências de serviço da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.

Assim, estarão funcionando 24h as Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia e os prontos-socorros Central (PSC) e Infantil (PSI), ambos no Zé Garoto. A Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, também funciona 24h, assim como a emergência da saúde mental que funciona no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto.  

Já o Centro de Triagem (CT) ao Coronavírus, no Zé Garoto - que realiza os testes para detectar a covid-19 e consultas para os gonçalenses sintomáticos - vai funcionar na quinta e na sexta, das 8h às 13h. A unidade não abre, no entanto, no sábado (10) e domingo (11). Vale lembrar que os gonçalenses têm que chegar uma hora antes da previsão de término da testagem.

As Clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, não funcionarão na quinta e na sexta, mas abrem no sábado (10), das 8h às 12h, para as vacinações contra o coronavírus e a gripe. O Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, e o Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, no Centro, não vão funcionar na quinta (8). Na sexta (9), o Hélio Cruz abre de 8h às 12h. O Washington Luiz Lopes funcionará no sábado (10), das 8h às 12h.

A Prefeitura de Niterói não detalhou como funcionarão os serviços essenciais na sexta. 

serviços de energia elétrica 

A Enel Distribuição Rio informou que desenvolveu um plano especial para o feriado de Corpus Christi, que envolve as áreas técnicas e de atendimento ao cliente. Segundo a empresa, haverá equipes trabalhando normalmente, com atendentes, operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros, visando garantir o fornecimento de energia em toda a sua área de concessão.    

Nesta quinta, as lojas de atendimento presencial da Enel estarão fechadas, retornando as atividades na sexta. Os clientes podem acessar os serviços da companhia pelos canais digitais, 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento pode ser solicitado pelos seguintes canais: Agência Virtual (no site da empresa http://www.enel.com.br), perfis Enel Clientes BR no Facebook e no Twitter, WhatsApp (21) 99601-9608 (enviando um “olá” para a atendente virtual Elena), aplicativo Enel Rio (disponível para Android e iOS) e Central de Relacionamento 0800 28 00 120.  

< Incêndio destrói casas em comunidade de São Paulo Moradora do Jacarezinho é investigada por envio de malas com drogas <